top of page

Bushido - as virtudes de um samurai

  • Foto do escritor: Gutts
    Gutts
  • 4 de jun. de 2020
  • 7 min de leitura

Conheça o código de conduta de todos os guerreiros samurais e como eles agem diante de tais regras, sobreviver e permanecer sob o caminho da espada e se tornar um guerreiro ascético, poderoso e sábio este é o samurai.


Bushido literalmente, "caminho do guerreiro", é um código de conduta e modo de vida para os Samurai, vagamente semelhante ao conceito de cavalheirismo que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.

 

Entendendo sobre!

O código do bushido são uma espécie de leis morais estabelecidas entre os samurais para manter a ordem o orgulho e acima de tudo a honra. Se trata de regras baseadas em princípios morais na qual o guerreiro samurai tinha o dever de segui-las a todo custo, não só no campo de batalha como também em sua vida diária.


Embora a maioria dos samurais seguissem o Código de Conduta Bushido, havia aqueles que não respeitavam os princípios básicos e com isso traziam desonra e má reputação sobre ele e sua família. Um samurai sem honra era uma coisa imperdoável e a única forma de lavar a sua honra era através do Harakiri ou Seppuku (Ritual de Suicídio).

O Código de Conduta Bushido foi formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. E o mais interessante é que apesar desse conceito ser muito antigo, ele ainda é válido para os dias de hoje e pode ser útil para todas as pessoas do planeta. Incorporando esses princípios no nosso dia a dia, podemos nos tornar com certeza “seres humanos” melhores!


Eu particularmente me esforcei bastante para adaptar o cídigo de conduta na minha vida e devo dizer para vocês que não apenas me deu mais paz de espírito e um sentimento de estar fazendo a coisa certa não apenas comigo, mas também para com o próximo pois o bushido assim como os princípios dos cavaleiros foca não somente no aspecto do guerreiro, mas também das outras pessoas ao seu redor e isso é muito importante, pois ser um guerreiro não é lutar apenas por você e pelo que você quer, mas sim batalhar por um ideal ou alguém pois coisas vem e vão no entanto as pessoas, e o motivo pelo qual você luta, isso e algo que pode permanecer vivo per várias e várias gerações.


FONTES DO BUSHIDO – Estas cinco relações morais se correspondem como cinco virtudes Cardinais que são:

1 – Benevolência, que inclui: Espírito público, Piedade filial, etc.

2 – Retidão, que compreende: Valor, fraternidade, integridade, pureza, etc.

3 – Correção, que engloba: Respeito, caução, humildade, deferência, etc.

4 – Conhecimento, que inclui: Conhecimento do Homem, da Natureza e do destino.

5 – Boa Fé, que compreende: Verdade, sensibilidade, sinceridade, honestidade.


O BUSHIDO tratou ligeiramente do puro conhecimento. Não se buscava como fim substancial, mas como um meio para a aquisição da SABEDORIA.

O homem que se detém no puro conhecimento sem chegar a seu fim maior, era considerado não mais que uma máquina útil capaz de fabricar máximas e poemas a ordem. Assim o conhecimento se identifica com sua aplicação prática na vida, a esta doutrina Socrática encontra seu mais constante expositor no filósofo chinês Wang Yanng Ming que jamais cansou de repetir,

“ Saber e Fazer não são mais que uma coisa”.



Pontos importantes


Vamos listar agora o código de honra dos samurais antes de realmente chegarmos ao código devemos conhecer todo o aspecto do que os samurais seguiam e pensavam além dos códigos, mantras que os mesmos repetiam para si, para se manter no caminho da espada e controlar seu corpo sua mente e sua alma, lembrando que as palavras e seus significados vão estar ao final da lista:


Não tenho Pais, Faço do Céu e da Terra meus Pais.

Não tenho Lar, Faço do * Saika Tandem meu Lar.

Não tenho Poder Divino, Faço da Honestidade meu Poder.

Não tenho condutas, Faço da Humildade minha maneira de relacionamento. –

Não tenho Poder Mágico, Faço da minha Personalidade minha magia.

Não tenho vida nem morte, Faço da eternidade a minha vida e a minha morte.

Não tenho Corpo, Faço da Coragem meu corpo.

Não tenho Olhos, Faço do Relâmpago meus olhos.

Não tenho Ouvidos, Faço da sensibilidade meus ouvidos.

Não tenho Membros, Faço da vivacidade meus membros.

Não tenho Leis, Faço da auto proteção minha lei.

Não tenho Projetos, Faço da Oportunidade meus planos.

Não tenho estratégia, Faço da Liberdade de matar e de recussitar minha estratégia.

Não sou um Prodígio, Faço do Respeito à verdadeira Doutrina meu milagre.

Não tenho Dogmas Rígidos, Faço da Adaptabilidade a todas as coisas o meu Princípio.

Não tenho Forma, Faço da Astúcia minha forma.

Não tenho Milagres, Faço da Justiça meus milagres.

Não tenho Táticas, Faço da rapidez minha tática.

Não tenho amigos, Faço da Mente meu amigo.

Não tenho Inimigos, Faço da Imprudência meu inimigo.

Não tenho Armadura, Faço da minha sinceridade e retidão minha armadura.

Não tenho castelo fortificado para me defender, Faço da minha sabedoria meu castelo.

Não tenho espada, faço da minha calma e silêncio espiritual minha espada.


* SAIKA TANDEM: ponto de equilíbrio do corpo humano, localizado 4 dedos abaixo do umbigo.


“A vida de alguém é limitada, porém a honra e o respeito duram para sempre” - Miyamoto Musashi


Os 7 Princípios do Bushido


Como os conceitos são pré estabelecidos, apenas vou replicar os existentes me mantendo imparcial com relação a minha opnião e apenas colocando o código cru para que vocês leiam, procurem entender e refletir sobre, e se possível tentem fazer um experimento e seguí-los por um curto período de tempo como alguns dias e depois veja os resultados por si próprio.


Todas as fontes e bibliografias aqui usadas estarão ao final deste post assim como os devidos créditos.


1. Gi – Justiça, Retidão e Honestidade

Seja honesto em todas as suas relações. Acredite na Justiça, não a que é dada pelos outros, e sim na sua própria justiça. Para um autêntico samurai não existem tons de cinza em relação à honestidade e justiça. Só existe o certo e o errado. E pra ser justo é necessário fazer o julgamento correto em relação à tudo em sua vida.


2. Yuu – Coragem, Bravura heroica

Um samurai deve ter coragem heroica. Viver é arriscado e perigoso e esconder-se como uma tartaruga se esconde em sua concha não é a maneira mais adequada de viver. Devemos aprender a viver a vida ao máximo, intensamente. Substitua o medo pelo respeito e cautela. A coragem heroica não é cega, ela é inteligente e forte.


3. Jin – Compaixão, Benevolência

Através de um treinamento intenso o samurai torna-se rápido e forte, porém ele usa essas habilidades para fazer o bem para as pessoas e tem compaixão por elas. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.


4. Rei – Respeito, Polidez e Cortesia

O Samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Um samurai é cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um samurai é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como eles tratam os outros.


5. Makoto – Honestidade, sinceridade absoluta

Mentir é um ato considerado covarde e desonroso e portanto quando um samurai diz que vai fazer tal coisa, é como se ele já tivesse feito. Nada no mundo conseguirá impedi-lo de concretizar o que disse. Um samurai não precisa dar a sua palavra e nem precisa prometer nada. Quando um samurai fala, é porque ele vai agir.


6. 名誉 Meiyo – Honra, Glória

O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra, e este juiz é ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo. Muitas das nossas decisões são influenciadas pelos outros, o que nos faz parecer hipócritas.


Dizemos muitas vezes o que os outros querem que digamos, vemos o que os outros querem que vejamos. Ouvimos o que os outros querem que ouçamos. O valor da nossa dignidade pessoal está implícito na palavra honra. “Desonra é como uma cicatriz em uma árvore que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar.”


7. Chuu – Dever e Lealdade

Um samurai é extremamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel. Suas palavras e suas ações pertencem à você, assim como todas as consequências que se seguem a partir delas. “A palavra de um homem deve ser como sua impressão digital: Você deve levá-la aonde quer que vá”.


Seguir o bushido é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade. Quando aplicamos esses princípios em nossa vida conseguimos melhorar nosso potencial humano.


 

Exemplos e grandes obras


Mas no que eu posso me basear para seguir o cushido? Você deve estar se perguntando, bom com certeza você ja deve ter visto alguns exemplos de samurais em filmes, jogos ou séries, neste caso eu quero deixar aqui registrados para você caro leitor, para que você se inspire e use como exemplo para seguir o caminho do guerreiro samurai.


1 - O último samurai


O último samurai é um filme de guerra/ação que foi lançado em 2003 e tem como protagonista o ator Tom cruise, ele retrata a época de declínio dos samurais devido ao aumento de recursos armado como morteiros e mosquetes, abandonando os antigos costumes como a espada a lança e o arco, o filme possui 2h40min (duas horas e quarenta minutos) de duração mas se assim como eu você se interessa pelo assunto o tempo vai passar voando.


Ah sim só uma curiosidade, poucos sabem mas este filme foi baseado em fatos reais, conta a história de Jules Brunet, um frances, ficou curioso? Então vai la assistir e veja com seus próprios olhos.

 

2 - Samurai Jack

Claro que eu não podia deixar de fora uma lenda dessas não é? Samurai Jack e uma obra de arte que fez parte da minha infância e de muitas outras crianças naquela época (deve ser por isso que eu gosto tanto de samurais).


Enviado para o futuro pelo malvado mago Abu (ou aku), o jovem Samurai Jack deve encontrar um portal de tempo para retornar à sua própria linha do tempo e desfazer a destruição causada pelo mago.


Samurai Jack envolve vários valores tanto na questão da batalha quanto na introspecção, e contem várias referências a filmes como 300, no próprio desenho aparecem desde aliens que se cominucam com imagens elétricas, até cachorros falantes ou vikings nórdicos, todos eles com uma história profunda e tocante (muito maneiro aliás), Samurai Jack na minha humilde opnião devia ser um desenho obrigatório para todos os garotos assistirem nas escolas porque assim eles iriam aprender a ser fortes e perseverar.

 

Enfim chegamos ao final deste post espero que tenham gostado e apreciado o conteúdo, eu particularmente sempre gostei dos samurais e do seu estilo de luta, no mais espero que vocês tenham um bom dia, boa tarde e boa noite eu me despeço por aqui e fiquem com Deus.


Referências




Todas as imagens foram retiradas do google

Comments


O conteúdo deste site e totalmente voltado para entretenimento

  • YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page